Certamente este é o momento certo de adotar energia fotovoltaica e vou justificar minha afirmação.
Já sentimos os primeiros efeitos de uma tendência de alta no preço de equipamentos para geração de energia fotovoltaica que deve perdurar ao longo de todo ano que vem. Já vemos também grandes importadores e distribuidores de equipamentos enfrentando problemas falta de equipamentos e elevação de prazos de entrega.
Esta tendência tem motivos bem claros relacionados ao aumento da demanda de geradores fotovoltaicos tanto no Brasil como em todo o mundo.
No Brasil, além do crescimento já muito expressivo que já acompanhamos nos últimos anos, se acrescenta a demanda que está sendo gerada pelo marco regulatório da geração distribuída, já aprovado na Câmara de Deputados e em tramitação atualmente no Senado. Esta nova lei estabelece que usuários novos que adotarem a energia fotovoltaica em até 12 meses após a promulgação da lei ficarão nas regras atuais de benefícios até 2045. Depois deste período, os novos adotantes deste sistema começarão a pagar pelo uso da rede de distribuição das concessionárias de energia, o que reduzirá o benefício financeiro de adotar energia fotovoltaica.
Vamos ver em 2022 uma corrida de novos usuários para adotar energia fotovoltaica que se acirrará conforme o prazo final para manutenção dos atuais benefícios se aproximar. Essa corrida vai pressionar a demanda por este tipo de equipamento e encontrar o gargalo da própria capacidade operacional das empresas integradoras de energia fotovoltaica.
Esta não seria uma questão tão preocupante se houvesse uma grande oferta de equipamentos no mercado mundial, o que não é o caso. Talvez o principal fator de pressão de demanda seja o efeito que a crise energética na China está trazendo. Com um aumento expressivo de demanda por geradores fotovoltaicos na China, um mercado imenso e o produtor de mais de 90% dos equipamentos fotovoltaicos. Com isso uma quantidade menor de equipamentos é direcionada para o mercado internacional, há elevação de prazos de entrega e um inevitável aumento nos preços.
Infelizmente não vemos sinais de uma possível baixa do dólar nem do preço de comodities que poderia dar algum alívio na pressão dos preços de equipamentos.
Tudo isso nos leva ao fato de que, para aproveitar todos os benefícios atuais na adoção da energia fotovoltaica e para fugir de uma possível falta de equipamentos e de uma elevação de preços que é certa, a hora de realizar um projeto de energia fotovoltaica é agora.